terça-feira, 7 de dezembro de 2010

A PERDIZ CORAJOSA

Aqui vai outra história que gostámos de inventar...

No Outono, durante a época de caça estavam escondidas duas perdizes com as suas crias, esfomeadas, junto a uma pequena quinta.
Perto dali ouviam-se muitos tiros e uma matilha a ladrar ferozmente.
Uma das perdizes corajosa disse para a sua amiga:
- Eu vou buscar comida e tu ficas com as nossas crias.
- Não amiga, não vás, podem-te caçar.
- Não te preocupes eu terei muito cuidado.
A perdiz arriscou a sua vida voando em direcção à seara de trigo, mas os caçadores avistando-a dispararam.
Assustada, a perdiz aterrou no trigo, junto a um buraco de toupeira.
A toupeira ouvindo um grande estrondo saiu do seu quarto e foi coscuvilhar o que se estava a passar.
A perdiz mal a viu afirmou:
- Não te assustes! Preciso da tua ajuda para me livrar dos malvados caçadores e dos seus perigosos cães.
- Está bem. Entra no meu labirinto - respondeu a toupeira.
Os caçadores e os cães já cansados desistiram de procurar a perdiz e foram-se embora.
A perdiz quando deixou de ouvir barulho espreitou para fora da toca e encheu o papo de trigo.
Com medo de ser caçada regressou para junto da toupeira que lhe disse:
- Segue este caminho, pelo meu labirinto que vai dar ao teu ninho.
A perdiz seguindo aquele caminho chegou finalmente ao pé das suas crias.
Felizes com o seu aparecimento comeram e ficaram à espera de mais alimentos, que agora já eram fáceis de conseguir!

Algumas ilustrações:

Francisco Santos


Xavier Adrião



Micael Martins



Maria André


Centro Escolar Rio Maior nº1
Turma 4º A

Sem comentários:

Enviar um comentário